quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ildes Ferreira se reúne no Maranhão com Secretários de C&T dos Estados do NE


O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Ildes Ferreira, está reunido hoje (dia 05) com os demais representantes da Pasta no Nordeste, em São Luiz (MA), no Fórum Regional Nordeste do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti). Na pauta do encontro, o destaque é para projetos em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Banco do Nordeste (BNB).

De acordo com Ildes Ferreira, que também é diretor regional do Consecti Nordeste, as parcerias estão em curso e em breve poderão ser anunciadas. “Estamos em negociação com o BNB, e a perspectiva é que tenhamos um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia para apoio a tese de doutorado e dissertação de mestrado para a área de CT&I, transversal a setores como biotecnologia, tecnologia da informação, biocombustíveis, biotecnologia, dentre outros”. Em relação à Sudene, a perspectiva é que em setembro sejam efetivadas as parcerias com as Secretarias de C&T.

Outro tema de debate foi a execução do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), um dos instrumentos da política nacional de incentivo à inovação. “A Bahia foi o primeiro estado a formar o convênio, no valor de R$ 3,7 milhões com o Ministério de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Sebrae, Fapesb, SICM e o Instituto Euvaldo Lodi”, informou Ferreira. Ele complementa que este é um instrumento vital para a articulação entre as universidades, o setor produtivo, os governos e a sociedade civil organizada.

O Fórum Regional Nordeste do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) reuniu cerca de 300 pessoas hoje (dia 05) e foi aberto pelo Chefe da Casa Civil do Maranhão, João Guilherme de Abreu, que representou a governadora Roseana Sarney na solenidade. Participam do evento, que segue até amanhã (dia 06), os secretários de Ciência e Tecnologia dos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, e Maranhão, além de autoridades e instituições convidadas. O Fórum está sendo presidido pelo presidente nacional do Consecti, René Teixeira, que também é secretário de Tecnologia e Educação Superior do Ceará.

Um comentário:

Blog do Kuelho - Roberto Kuelho disse...

Ildes Ferreira é um político que aprendí a admirar desde suas primeiras lutas no MOC. Merece tudo de bom na vida.