terça-feira, 15 de setembro de 2009

100 anos da descrição do Mal de Chagas-Parte I

Triatoma infestans,
um dos insetos barbeiros transmissores da doença de Chagas

Um dos temas em foco no 64º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia que prossegue até a próxima quarta-feira (16), em Salvador, é o aniversário de 100 anos da descrição do Mal de Chagas, pelo médico sanitarista brasileiro Carlos Chagas (1879-1934).

No Brasil, cujo universo de infectados gira entre 4 milhões e 6 milhões, o mal de Chagas ainda é desconhecido por muita gente. Muitos têm a doença sem saber.

Descrição
A doença de Chagas, mal de Chagas ou chaguismo, também chamada tripanossomíase americana, é uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida flagelado Trypanosoma cruzi, e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros, ou ainda, chupança, fincão, bicudo, chupão, procotó, (da família dos Reduvideos (Reduviidae), pertencentes aos gêneros Triatoma, Rhodnius e Panstrongylus. Trypanosoma cruzi é um membro do mesmo gênero do agente infeccioso africano da doença do sono e da mesma ordem que o agente infeccioso da leishmaniose, mas as suas manifestações clínicas, distribuição geográfica, ciclo de vida e de insetos vetores são bastante diferentes.

Os sintomas da doença de Chagas podem variar durante o curso da infecção. No início dos anos, na fase aguda, os sintomas são geralmente ligeiros, não mais do que inchaço nos locais de infecção. À medida que a doença progride, durante até vinte anos, os sintomas tornam-se crônicos e graves, tais como doença cardíaca e de intestino. Se não tratada, a doença crônica é muitas vezes fatal. Os tratamentos medicamentosos atuais para o tratamento desta doença são pouco satisfatórios, com os medicamentos com significativo efeito colateral, muitas vezes, ineficazes, em especial na fase crônica da doença.
(Wikipédia)

Nenhum comentário: