quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Doenças Cardiovasculares - Como prevenir?

Tema em foco no 64º Congresso Brasileiro de Cardiologia

Os cereais integrais foram fortemente associados a redução de risco de doença cardíaca coronariana em estudo englobando 68.782 mulheres com idade entre 37 e 64 anos seguidas por dez anos.

O Estudo “The Nurses health Study” - Após ajuste para outros fatores de risco, como tabagismo, calorias totais ingeridas, bebidas alcoólicas e gordura saturada, mostra que o risco foi 23% menor nas mulheres que mais usavam cereais integrais em relação às que menos usavam (o resultado é bem semelhante em homens).

Os cereais integrais combinados com as leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico) contêm proteínas completas. Elas ajudam a eliminar o colesterol ruim. Já as proteínas animais tem o efeito inverso e possuem altas quantidades de gordura saturada.

As fibras dos alimentos integrais aderem as gorduras diminuindo a sua absorção pelo organismo, eliminando-as com as fezes. As gorduras em excesso, principalmente as saturadas e trans, ocasionam o entupimento das artérias, veias e vasos.

Aconselha-se:

Evitar a ingestão de proteínas animais, quando ingeridas optar pelas carnes brancas, com menor teor de gorduras ruins e consumir junto a elas cereais integrais, leguminosas, hortaliças e frutas.
Fazer o uso de produtos integrais (pães, arroz, macarrão, farinhas) ao invés de produtos refinados (arroz, pão, macarrão e farinha brancos).

Observar sempre o rótulo dos alimentos, prestando atenção no teor de colesterol e gorduras trans e saturadas (gorduras ruins).

Atividade física (fundamental para uma vida saudável e para prevensão de doenças).

Consumir aveia diariamente – O farelo de aveia é o alimento mais rico em fibras solúveis e pode, portanto, diminuir moderadamente o colesterol sanguíneo.

Consumir linhaça – a linhaça também oferece benefícios para saúde cardiovascular, pois é fonte importante de ômega 3 e de lignanas, uma classe de fitoestrógenos. A linhaça é a semente oleaginosa que possui o maior teor de ácido alfa-linolênico (57%), enquanto seu teor de lignana é 800 vezes maior do que em outros 66 alimentos vegetais avaliados.

UMA DICA IMPORTANTE é substituir a gordura saturada pela monoinsaturada na alimentação, além de melhorar os níveis de triglicerídeos possui efeito hipolipidêmico e aumenta os níveis de HDL no plasma, característica essa importante na redução dos riscos cardiovasculares.

PRINCIPAIS FONTES: óleo de canola e oliva, abacate, azeitonas, frutas oleaginosas (amêndoas, nozes e castanhas - consumo moderado).

Nenhum comentário: