terça-feira, 1 de setembro de 2009

Morre no Rio o ministro do STF Menezes Direito

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Alberto Menezes Direito morreu hoje (1º) de madrugada no Rio de Janeiro. O velório será no antigo prédio do STF, atual Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio.

Menezes Direito, 66 anos, estava afastado das funções para tratamento médico desde maio deste ano. Ele assumiu o cargo no STF há dois anos, depois de 11 no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ministro foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga aberta pela aposentadoria de Sepúlveda Pertence. Desde maio do ano passado, Menezes Direito era também ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ministro tomou posse no STF no dia 5 de setembro de 2007. Ele nasceu em 8 de novembro de 1942, em Belém (PA), e formou-se bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio em 1965. Antes de atuar como ministro do STJ, passou pelo Tribunal de Justiça do Rio, como desembargador, entre 1988 e 1996. De formação católica, era considerado um juiz conservador.

Nenhum comentário: