O deputado Colbert Martins sensibilizado com a questão ambiental, degradação e destruição de nascentes e lagoas do município feirense, buscou junto à Fundação Nacional de Saúde - Funasa, pólo Feira de Santana, adoção de medidas no sentido de tentar minimizar esta triste realidade.
Uma delas foi o direcionamento de recursos no valor aproximado de 300 mil reais destinado a adequação do espaço para funcionamento, na sede do órgão, de um laboratório equipado para monitorar e controlar a qualidade da água no município.
Outra medida que contou com o apoio do parlamentar foi a transferência e implantação recente de uma unidade móvel do laboratório, criado com a mesma finalidade e que atenderá além de Feira, toda região circunvizinha.
Coleta
Lideranças de entidades voltadas para questões ambientais locais, a exemplo do Movimento Água é Vida, SOS Pojuca e Associação Ecológica Buriti, reuniram-se ontem (05), com técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e com técnicos assessores e coordenadores da Funasa, a nível local e regional, para planejar a operacionalização da coleta - já com a unidade móvel - de amostras de água de fontes, nascentes e lagoas do município, para análise química, física e microbiológica.
Definida na reunião, a ação teve início às 08 horas desta terça (06) e se estenderá por toda a semana. No roteiro, duas fontes e 12 lagoas urbanas, 16 lagoas localizadas nos distritos, além da nascente do Subaé, local escolhido para ser o primeiro a ter sua água coletada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário