domingo, 18 de abril de 2010

Reajustes de aposentadorias e do mínimo são destaques do Plenário

Os reajustes do salário mínimo (MP 474/09) e de aposentadorias da Previdência Social (MP 475/09) são os destaques do Plenário, que votará somente medidas provisórias até o destrancamento da pauta, conforme decisão do presidente Michel Temer. Todas as sete MPs que trancam os trabalhos perdem a validade em junho.

A mais polêmica delas é a MP 475/09, mas dificilmente deverá ser votada na semana do feriado de Tiradentes, devido à possibilidade de baixo quórum. Editada pelo governo em dezembro depois de negociações com representantes dos aposentados, ela fixa um reajuste de 6,14% para os benefícios da Previdência Social acima de um salário mínimo. Esse percentual corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)mais aumento real de metade da variação do PIB de 2008 para 2009.

Porém, novas negociações estão em andamento em torno desse percentual. Lideranças governistas, tanto da Câmara quanto do Senado, defendem um reajuste de 7,71%. Já os partidos de oposição querem pelo menos 8,7% de aumento.

Nenhum comentário: