sexta-feira, 10 de abril de 2009

Procissão do Fogaréu atraiu muitos fiéis em Feira

Assista ao vídeo

Nesta quinta-feira (09), Feira de Santana mais uma vez realizou sua já tradicional procissão do fogaréu organizada pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia . Homens vestidos de túnicas e capuzes pretos, segurando tochas, ao som seco e ritmado das matracas, relembraram uma das passagens bíblicas desse período: a busca e prisão de Jesus no Monte das Oliveiras.

O cortejo que contou com a presença de Dom Itamar Vian, políticos e populares, saiu do largo em frente a Capela de Nossa Senhora da Piedade ao lado do Hospital Dom Pedro, às 20h00, seguiu pela Av.Maria Quitéria em direção à Getúlio Vargas, parando em frente a Igreja Senhor dos Passos, Igreja dos Remédios, concluindo na Catedral de Santana, na Praça Padre Ovídio.

A semana litúrgica mais intensa do calendário católico, que vai até o domingo de Páscoa, é celebrada em todo o país com manifestações que lembram a paixão, morte e ressurreição de Jesus. A encenação mais antiga acontece em Goiás, há mais de 260 anos.

Origem
A manifestação tem origem medieval e incorporou-se no calendário religioso do Brasil-Colônia a princípio com caráter de penitência e autoflagelação, perdido com o passar dos anos. Conta- se que até 1950 as mulheres eram proibidas de participar do evento, pois havia a crença de que naquela noite de lua cheia o Diabo estaria à solta. Na Espanha, país de origem, celebrações semelhantes são realizadas nas cidades de Zamora, Seville e Oviedo.
Texto, vídeo e foto: Zezé Esteves

Nenhum comentário: