domingo, 28 de junho de 2009

Câmara aprova Dia dos Trabalhadores da área da Saúde


Como relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), o deputado Colbert Martins (PMDB-BA), apresentou parecer favorável na última terça-feira (23), ao Projeto de Lei 1310/07, de autoria do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que institui 12 de maio como Dia Nacional dos Trabalhadores da área da Saúde.

A data foi escolhida por ser o dia nascimento de Florence Nithingale - uma inglesa nascida na Itália que revolucionou as condições sanitárias e hospitalares quando de seu trabalho nos campos de batalha da Guerra da Criméia, em 1854, época em que desenvolvia suas atividades junto ao exército britânico.

Ao saber das condições em que estavam os militares nos hospitais de campanha, a enfermeira reduziu drasticamente a porcentagem de mortes com medidas simples que adotou, como a lavagem das mãos. Em 1856, criou a Escola de Enfermagem Nightingale, em Londres, que foi modelo para muitas outras em todo o mundo.

O projeto tramita em caráter conclusivo e foi aprovado pelas duas comissões pelas quais passou. Se não houver recurso para que seja votado em Plenário, será encaminhado ao Senado Federal.

Íntegra da proposta:
- PL-1310/2007

Nenhum comentário: