quinta-feira, 11 de junho de 2009

Em sessão solene Colbert defende prioridade para o Programa Nuclear da Marinha.



O 144º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo foi lembrado em sessão solene do Congresso Nacional, realizada na terça-feira (9), a pedido do senador José Nery (Psol-PA) e da deputada Rebecca Garcia (PP-AM).

Representando Rebecca Garcia, o deputado Colbert Martins (PMDB-BA) ressaltou que a data significa, para o Brasil, "a valorização do patriotismo". A batalha ocorreu em 11 de junho de 1865, episódio comemorado como Data Magna da Marinha.

O parlamentar lembrou que, na época, o País se encontrava envolvido em disputas regionais com os países limítrofes do Sul, e foi levado a optar pelas armas para resolver as divergências geopolíticas, participando de uma guerra que duraria cinco anos, conhecida como a Guerra da Tríplice Aliança.

A Marinha brasileira teve papel importante nessa guerra, segundo Colbert. O deputado destacou que, em 11 de junho, a força naval do Paraguai sofreu uma derrota decisiva.

Reaparelhamento
Colbert Martins observou que o Programa de Reaparelhamento da Marinha precisa ser acelerado, para preservar os interesses nacionais. Ele também defendeu prioridade para o Programa Nuclear da Marinha.

"Esse programa propiciará um arrasto tecnológico para os demais setores produtivos da Nação, além de incrementar o poder dissuasório do Brasil, com a construção do submarino de propulsão nuclear", afirmou.
Fonte:Agência Câmara

Nenhum comentário: