domingo, 1 de março de 2009

Parlamento Eurolatino discute tratamento a imigrantes na Europa


O tratamento recebido pelos imigrantes latino-americanos na Europa deverá ser um dos temas da 3ª Assembleia Geral do Parlamento Eurolatino (Eurolat), que acontecerá em abril em Madri, capital da Espanha. O Eurolat poderá ter uma comissão específica sobre a migração. A assembleia poderá também produzir um documento sobre a globalização e a crise mundial.

Nos últimos meses, vêm sendo frequentes as denúncias de discriminação e maus-tratos contra imigrantes latinoamericanos na Europa. O problema foi agravado pela crise financeira mundial, que aumentou o desemprego. Na Inglaterra, por exemplo, há grupos que protestam contra a ocupação de postos de trabalho por estrangeiros.

Histórico
O Eurolat surgiu em 2006 para intensificar a cooperação entre parlamentares europeus e latino-americanos. Ele foi formado a partir de reuniões bianuais, desde 1979, entre representantes do Parlamento Europeu e dos parlamentos Latinoamericano (Parlatino), Andino (Parlandino), Centro-Americano (Parlacen) e da comissão parlamentar do Mercosul.

A assembleia geral do Eurolat funciona como um fórum de debates das questões ligadas ao relacionamento entre a Europa e a América Latina e o Caribe. De acordo com o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que participou nesta sexta-feira (27) em Antigua, na Guatemala, de uma reunião preparatória da Mesa Diretiva do Eurolat para a assembleia geral, e é um dos vice-presidentes da organização, ela tem 75 representantes do Parlamento Europeu e 75 da América Latina. Cada país participa com dois representantes - no caso do Brasil, um deputado e um senador.

Barbosa afirmou que o Eurolat não deve apenas aproximar os parlamentos, mas também acompanhar os acordos de cooperação entre países da Europa e da América Latina.
Fonte:Agência Câmara

Nenhum comentário: