segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Alunos da FUG elaboram Projetos de Lei

Alunos da turma 2107 da Fundação Ulisses Guimarães – FUG, instituto do PMDB que tem o deputado federal Colbert Martins como presidente na Bahia, concluíram no último dia 28, em Feira de Santana, o Módulo II do Curso de Gestão Pública que trata sobre o Poder Legislativo.

Dentre as atividades desenvolvidas, segundo Carlos Souza, secretário adjunto do partido e mediador do curso , divididos em quatro equipes, os alunos visitaram os vereadores na Câmara Municipal feirense, verificaram quais os projetos aprovados pelo legislativo neste ano e deram uma nova redação aos mesmos. Como tarefa complementar, elaboraram seus próprios projetos de lei que abordaram desde a criação de uma instituição de Gestão Municipal para recuperar crianças e adolescentes viciados em drogas e marginalizados pela sociedade, até projeto pela obrigatoriedade de aquisição de equipamentos para implementação de cinema educativo nas escolas públicas.

“A elaboração de projeto de lei foi algo novo e enriquecedor, pois aprendemos a contextualizar uma lei dentro dos parâmetros regidos pela Constituinte. Quanto à visita aos vereadores foi válida, pois constatamos suas respectivas participações nos projetos que visam o bem comum da população”, respondeu um dos grupos questionados após conclusão das atividades.

Conforme avaliação do mediador ao colocar em prática as ações teóricas do curso, dentro da proposta do grupo Cidadania & Ação, criado após os cursos da FUG, "a visita aos vereadores foi uma experiência nova para muitos destes alunos e eles estão bastante motivados ao controle social buscando contribuir para o desenvolvimento de sua comunidade". Além do Cidadania & Ação surgiu também o PMDB Jovem como fruto destes cursos.

Nenhum comentário: