
“A Drª Joyce tem toda uma vida dedicada à medicina”, diz Colbert. Atualmente, exerce a função de Coordenadora Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme do Ministério da Saúde e da Cooperação Internacional do Brasil no DF. Além disso, já exerceu cargo de Secretária de Saúde em São João de Meriti/RJ, e também, de Coordenadora do Grupo de trabalho de Controle de Doença Falciforme do Estado do Rio de Janeiro, entre tantas outras importantes funções.
A doença
A doença falciforme é a doença hereditária mais comum em todo o mundo. Dados do programa nacional de triagem neonatal mostram que nascem no Brasil por ano 3 500 crianças com doença falciforme e um em cada 35 com traço falciforme entre os recém nascidos vivos. “Na Bahia esses números assumem proporções alarmantes, nascem 1/650 com a doença e 1/17 com traços entre os nascidos vivos configurando uma questão de saúde publica”, ressalta o parlamentar.
Como 75% da população é de afro descendentes, a dimensão do problema do estado da Bahia pode ser comprovada pela presença de mais 6000 pacientes provenientes apenas da região metropolitana de Salvador inscritas no programa hemoba/UFBA.
“Portanto, estou prestando esta homenagem a Drª Joyce Aragão de Jesus pelo trabalho, esforço e dedicação, não só em Salvador, mas em todo Estado da Bahia.Era o que tinha a dizer.Muito obrigado.”, conclui Colbert.
Nenhum comentário:
Postar um comentário