domingo, 22 de novembro de 2009

Presidente da Câmara cria comissão para discutir 40 horas semanais

Foto:Luiz Cruvinel
Temer: a comissão tem o objetivo de proporcionar um consenso entre empresários e trabalhadores.

O presidente da Câmara, Michel Temer, criou uma comissão de parlamentares, representantes do setor empresarial e dos sindicatos dos trabalhadores para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (231/95) que reduz a carga de trabalho semanal de 44 para 40 horas semanais.

Em reunião nessa quinta-feira (19), Temer assinalou que a comissão tem o objetivo de proporcionar um consenso entre os dois grupos sobre a redução. Para o presidente da Câmara, é importante acabar com um impasse entre a classe trabalhadora e a empresarial que pode até mesmo atrapalhar o setor produtivo brasileiro. "A Câmara dos Deputados prestaria um grande serviço se conseguíssemos intermediar essa negociação sem nenhum conflito. Essas negociações muitas vezes aparecem quando há passeatas, etc, aparecem como conflito entre as duas classes. E são as classes que produzem no País."

Temer acrescenta que é preciso compatibilizar esses interesses. "Daí minha percepção e convicção de que é preciso dialogar muito para que não se deixe que uma das partes apenas se manifeste, ou que as duas se manifestem em permanente litígio. Nós temos de deixar que as duas se manifestem com vistas a uma convergência, e não a uma divergência."

A proposta, que também aumenta a remuneração da hora extra de 50% para 75% sobre o valor da hora trabalhada, está pronta para votação em Plenário, mas os parlamentares acreditam que as discussões vão se estender até o começo do ano que vem.
Fonte:Agência Câmara

Nenhum comentário: