quarta-feira, 18 de junho de 2008

Hospital da Criança traz a Feira o Governador com o Ministro do PMDB

Ministro Temporão e Colbert
O Sistema Único de Saúde é o maior projeto de inclusão social deste país, afirma ministro

Ao retornar da inauguração da segunda Farmácia do Povo nesta cidade, no bairro da Cidade Nova, o Governador Jacques Wagner chegou já no final da manhã de hoje acompanhado do Ministro da Saúde José Gomes Temporão, do Deputado Federal Colbert Martins e outros parlamentares, no local onde será construído o Hospital da Criança, em terreno vizinho ao Hospital Clériston Andrade.

Em seu pronunciamento o candidato a prefeito de Feira e Deputado Federal, Colbert Martins, falou sobre a importância de se ter UTIs adequadas para as crianças e UTIs de queimados que ainda não existem no interior do Estado. "Isso vai redundar numa melhora e atenção em saúde e em Salvador porque vamos passar a atender muito mais pessoas no interior"

"Vamos sair de 34 para 84% de cobertura de esgotamento sanitário de Feira. Qualquer empresário que quiser investir na cidade vai ver suas condições de saneamento, estrutura e saúde. E este é um grande passo para que Feira continue crescendo cada vez mais", concluiu Colbert.

Assinaturas

O primeiro ato do Governador foi assinar a autorização para a Secretaria Estadual de Saúde através da Superintendência de Construções Administrativas na Bahia dando início do processo licitatório para construção do Hospital da Criança, que segundo ele tem o valor estimado da obra de 28 a 30 milhões de reais e que se não houver nenhum tipo de atraso será entregue em 2010.

A seguir, assina a Ordem de Serviço autorizando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano para promover através da Empresa Baiana de Água e Saneamento SA - Embasa, o início das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Feira de Santana, Bacia do Subaé, num investimento da ordem de 34 milhões de reais, através do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC.

Ironias

"Quando anunciei aqui a instalação do Hospital da Criança aqui em Feira, alguns ironizaram. Mas acabaram ironizando a saúde pública. E nunca conseguiram pensar grande a saúde publica do povo baiano. Se a saúde do estado não está ainda do jeito que deve estar é porque em um ano e cinco meses não dá para recuperar um drama de 16 de 20 ou de 30 anos", declarou Wagner em seu pronunciamento.

Em outro momento, foi sua vez de ironizar: "Se custa 30 milhões para instalar, se gasta uns 15 milhões por ano para mantê-lo funcionando. É por isso que tem muita gente que prefere fazer viadutos porque depois de pronto não dá mais trabalho. Escolas quando você constrói dá custeio, hospital também".

O Ministro e o Secretário

Temporão citou as liberações de recursos para diversas obras em municípios baianos, através do Ministério da Saúde, falou que a regulamentação da Emenda 29 é uma luta de oito anos e que o CSS vai contribuir de muitas formas, uma vez que é preciso abrir pelo menos mais cinco mil leitos de UTIs no Brasil e concluir obras de 250 hospitais e outros fins.

Sobre o SUS, enfatizou: "O Sistema Único de Saúde é o maior projeto de inclusão social deste país". Esta afirmativa foi ratificada pelo governador Wagner.

Já o Secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla, fez um discurso mais acirrado e criticou a postura da provedoria do Hospital Dom Pedro de Alcântara que, segundo ele, preferiu pactuar suas UTIs com a iniciativa privada deixando a mercê o serviço da saúde pública.

Nenhum comentário: