quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Colbert registra sucesso de transplante cardíaco na Bahia


O deputado cumprimentou a equipe de médicos e cirurgiões da Bahia especialmente a do Hospital Santa Isabel.

Em sessão da Câmara Federal, na tarde desta quarta (17), o deputado Colbert Martins registrou em discurso a realização de um transplante cardíaco no Hospital Santa Isabel, da Santa Casa de Misericórdia de Salvador, o que, segundo ele, não acontecia na Bahia há mais de 16 anos.

O transplante aconteceu na última segunda-feira (15), por uma equipe de médicos comandada pelo Dr. Gilson Feitosa, cardiologista e clínico baiano, pelo Dr. Ricardo Eloy, cirurgião cardíaco, pelo Dr. José Carlos Brito e uma equipe de enfermeiros e auxiliares.

“Neste momento, dá-se um grande passo para mostrar a capacidade que a Bahia e os baianos têm em relação a este tipo de tecnologia”, enfatizou Colbert.

Segundo o deputado é preciso avançar muito mais. Em sua opinião o nível de transplantes renais, entre outros, também ainda é muito baixo no Estado. “Mas, quando tivermos rotina para esses transplantes — e vamos ter, seguramente, no Hospital Santa Izabel — com esta característica que temos de avançar em alta tecnologia de medicina, vamos adquirir cada vez mais experiência e mostraremos que a Bahia pode aumentar ainda mais a sua capacidade de fazer transplantes, de produzir saúde e de produzir qualidade na área de saúde”, pontuou.

Colbert ratificou a importância do passo dado com o bem sucedido transplante e do apoio do Sistema Único de Saúde. “Contudo, precisamos avançar muito mais. Para isso, precisamos de recursos públicos”, disse o deputado informando que a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização recentemente aprovou orçamento para o Ministério da Saúde.

Ao finalizar Colbert cumprimentou a equipe de médicos e cirurgiões da Bahia especialmente a do Hospital Santa Isabel, concluindo: “...e muito mais ainda, àquelas pessoas que, com o transplante, podem beneficiar-se com a vida”.

Nenhum comentário: