sábado, 9 de maio de 2009

Colbert fala para representantes de dez países em evento do Parlatino

D/E-Sen. Juan Adolfo Singer, Sen. Maria de Los Angeles, Dep.Bonifácio de Andrade (PSDB-MG),
Senador Renato Casagrande e Dep.Colbert Martins (PMDG-BA)

O deputado Colbert Martins, como presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Comunicação do Parlatino, integrou a solenidade dos trabalhos da Comissão de Economia e de Política do Parlamento Latinoamericano _ Parlatino, no último dia 07, que aconteceu na Câmara dos Deputados, auditório Freitas Nobre, num evento que contou com a presença de representantes de dez países da região.

Na oportunidade, Colbert Martins compara o processo de integração latinoamericana com o da União Européia, e destaca a importância do Parlamento Europeu entre as instituições daquela região. Para ele, além de continuar a luta contra o analfabetismo e pela qualidade da educação fundamental e superior na região, é preciso dar ênfase à pesquisa, à inclusão digital e à integração das novas tecnologias. "A TV digital e a universalização da banda larga são importantes fatores de integração regional", sustenta o deputado.

Colbert propôs também uma reunião de emergência da Comissão de Saúde do Parlatino, para debater não apenas a epidemia da gripe que afetou especialmente o México, mas também os surtos de dengue no Brasil e na Venezuela, e a expansão do mosquito Aedes aegypti - inseto vetor de duas doenças importantes, a dengue e a febre amarela - na região, chegando hoje até a Argentina. Para Colbert, "há interesses econômicos e políticos na divulgação que é feita desses problemas, tanto que as exportações de carne suína foram afetadas negativamente, enquanto as de carne e frango aumentaram", exemplificou.

Também integraram a mesa dos trabalhos a secretária das comissões, senadora mexicana Maria de los Angeles Moreno; o presidente do grupo brasileiro, senador Renato Casagrande (PSB-ES); e o senador uruguaio Juan Adolfo Singer.

Parlatino
O Parlatino congrega os parlamentares de 22 países da América Latina e Caribe. É dirigido por uma Junta Diretora, composta de um presidente - atualmente o senador chileno Jorge Pizarro - e 21 vice-presidentes, representando cada um dos países membros. No Brasil, o cargo cabe ao deputado Bonifácio de Andrade (PSDB-MG).

A entidade busca a integração regional mediante o debate dos problemas e a proposição de leis-marco sobre temas de interesse comum, que são encaminhadas aos parlamentos nacionais. Um exemplo dessa forma de integração parlamentar é a lei de defesa do consumidor, que baseada na legislação brasileira, veio a se constituir numa lei-marco que posteriormente deu origem a diversas leis nacionais muito semelhantes à brasileira.

Nenhum comentário: