quarta-feira, 27 de maio de 2009

Representante do Ministério da Saúde afirma que idoso é prioridade

[Foto: José Luiz Telles de Almeida]
José Luiz Telles de Almeida, diretor do departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, afirmou nesta terça-feira (26) que já em 2006 a saúde do idoso ganhou prioridade com o programa preventivo "caderneta de saúde da pessoa idosa". Dez milhões de pessoas teriam sido cadastradas em 2008, e a previsão é de que 15 milhões recebam o benefício em 2009.Ele esteve entre os debatedores da audiência conjunta realizada nesta terça-feira (26) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e da Subcomissão de Acompanhamento da Saúde e do Idoso, João Batista de Medeiros, Gerontólogo Social.

Telles de Almeida salientou que indicadores demonstram a existência de políticas públicas voltadas para o atendimento à população idosa. Assinalou que o Ministério da Saúde optou pela descentralização administrativa dessas políticas, com sua implementação por prefeitos e secretários municipais de saúde.

Embora considere o Sistema Único de Saúde (SUS) "o mais arrojado sistema civilizatório que o país já ousou construir", o diretor do Dapes assumiu que o sistema enfrenta "grave situação de sustentabilidade" devido à crise financeira mundial e à menor disponibilidade financeira com a queda da arrecadação de impostos.

O representante do Ministério da Saúde admitiu, no entanto, o pouco interesse dos alunos de Medicina pela Geriatria e pela atenção básica à saúde e, consequentemente, a carência de profissionais no interior do país. E conclamou a população idosa a participar dos conselhos municipais de saúde e do idoso.

- Não devemos olhar para os 32 milhões de idosos como uma catástrofe. É uma grande vitória e será ainda mais se nos capacitarmos e nos mobilizarmos ainda mais. Isso é cidadania - finalizou.

Nenhum comentário: