quarta-feira, 20 de maio de 2009

Debatedores ressaltam a importância de escolas profissionais

Foto: Brizza Rodrigues

Secretário Eliezer Moreira agradeceu apoio do Congresso ao ensino profissionalizante.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Moreira Pacheco, disse nesta terça-feira (19) que o governo já liberou R$ 1 bilhão para as escolas profissionais dos estados. Com os recursos, segundo ele, os estados poderão equipar suas escolas e deixá-las no mesmo nível das instituições federais.

Moreira participou de audiência pública, promovida pela Comissão de Educação e Cultura, para esclarecer o funcionamento do novo modelo da educação profissional brasileira, estabelecido pela Lei 11.982/08. Ele observou que os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - criados no contexto desse modelo -"são altamente inovadores e vão dar um impacto ao desenvolvimento do País".

De acordo com o secretário, os institutos estão no nível de qualidade das universidades, mas se diferenciam delas porque não dão ênfase ao caminho acadêmico, e sim às formação técnica. "Os mestrados e doutorados serão profissionalizantes", ressaltou.

Moreira elogiou o trabalho do Congresso e observou que a expansão do ensino profissional não teria sido possível sem o apoio decidido dos parlamentares.

Nenhum comentário: