domingo, 11 de outubro de 2009

Documentário da TV Câmara narra história da esquerda brasileira

Jacob Gorender
A TV Câmara lançou na quinta-feira (08), na Universidade de Brasília (UnB), o documentário Jacob Gorender - A Esquerda Revelada. O filme, realizado pela TV Câmara para a série Memórias, mostra a vida de um historiador marxista que enfrentou perseguições de ditaduras e foi torturado, preso e obrigado a viver na clandestinidade.

O evento foi uma parceria da TV Câmara com o departamento de História da UnB e com a UnBTV, que transmitiu o lançamento ao vivo. Após a exibição do filme, foi realizado debate com Arildo Dória, diretor-geral da Fundação Astrojildo Pereira, e com Ione Oliveira, professora da universidade. A diretora do documentário, Glória Varela, fez a mediação do debate, que contou com a presença de estudantes e docentes da UnB.

Lutas políticas
O depoimento de Gorender relembra a sua infância pobre na Bahia e o início da militância política, aos 19 anos. Formado na rígida disciplina do Partido Comunista Brasileiro, o historiador enfrentou a ditadura do Estado Novo (1937-1945), a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as dissidências da esquerda, a prisão e tortura no regime militar de 1964 e muitos anos de vida clandestina.

Nenhum comentário: