terça-feira, 20 de outubro de 2009

Redução da jornada de enfermeiros beneficiará mais de 1 milhão de profissionais


Novas contratações beneficiarão mais de 1 milhão de profissionais, estima presidente de Conselho

O Conselho Federal de Enfermagem estima que a aprovação do Projeto de Lei-2295/00 beneficiará 1,4 milhão de profissionais da classe. Relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o deputado COLBERT Martins (PMDB-BA), votou na semana passada pela constitucionalidade do projeto que reduz a carga de trabalho dos profissionais de enfermagem fixando em 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras.

O presidente do conselho, Manoel Carlos, destaca que com a redução devem ser contratados cerca de 50 mil enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, principalmente pela rede privada de saúde. Segundo ele a medida gerará impacto muito maior para o setor privado, uma vez que, na área privada, a jornada de trabalho é de 44 horas semanais. “No setor público, avaliamos que o impacto será o mínimo possível”, disse.

Na opinião do dirigente, a definição trará um parâmetro nacional. “Além disso, é uma jornada de trabalho que é boa para os profissionais de enfermagem e para os usuários do sistema de saúde, que terão um profissional mais bem qualificado e menos estressado para atender a população”, destacou.

Integrantes do Conselho Federal de Enfermagem planejam uma visita ao presidente da Câmara, Michel Temer, nos próximos dias, para pedir prioridade ao projeto.

Nenhum comentário: