quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A CIDADE TODO DIA

Por Zeca Madeira

MAIS DUAS SECRETARIAS
Antes do ato de posse na Câmara e da transmissão do cargo no Paço Municipal, mas já diplomado pela Justiça Eleitoral, o prefeito eleito Tarcizio Pimenta assinou decretos criando duas secretarias extraordinárias. Pelo decreto 7.665 a Secretaria Municipal Extraordinária de Prevenção e Violência e Promoção dos Direitos Humanos e pelo decreto 7.666 a Secretaria Municipal Extraordinária de Políticas para Mulheres e Promoção ao Voluntariado, ambas assinadas nesta quinta-feira, 1º de janeiro de 2009 e publicadas na edição 2.785 do jornal “Folha do Estado” do mesmo dia.

UM NÚMERO INVEJAVEL
Com a criação de mais duas pastas sem a extinção de nenhuma das atuais, a organização administrativa da Prefeitura passa a contar, incluindo autarquias, fundações e a Procuradoria Geral do Município, com 24 cargos conhecidos como “primeiro escalão”. Proporcionalmente suplanta a estrutura do governo federal e com relação da prefeitura de Salvador exibe o dobro das secretarias à disposição do prefeito João Henrique, do PMDB.

AS SECRETARIAS E ORGÃOS
Afora as duas secretarias extraordinárias, são esses os órgãos do chamado primeiro escalão: 01 Gabinete do Prefeito, 02 Governo, 03 Fazenda, 04 Administração, 05 Planejamento, 06 Comunicação, 07 Educação, 08, Saúde, 09 Agricultura, 10 Habitação, 11 Transporte, 12 Meio Ambiente, 13 Desenvolvimento Urbano, 14 Desenvolvimento Econômico, 15 Ação Social, 16 Cultura, 17 Serviços Urbanos, 18 Procuradoria do Município, 19 Previdência Municipal, 20 Autarquia de Transito, 21 Fundação Hospitalar e 22 Fundação Egberto Costa

MAIS DOIS DECRETOS
Na mesma edição do jornal mais dois decretos: um de Tarcizio, outro de Ronaldo. O decreto 7.664 do novo alcaide, cria na estrutura do Gabinete do Prefeito “O Gabinete de Gestão Integrada Municipal com suas atribuições em consonância com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania do Ministério da Justiça”. Já o decreto 7.663, do dia 31 é assinado por José Ronaldo exonerando todos os ocupantes de cargos de provimento temporário e dispensando ocupantes de funções de confiança. O ato deixa o novo prefeito livre para preencher os cargos e em desespero os que acreditam no terceiro mandato.

ASSESSORES DO PREFEITO
Lotados no gabinete, os cargos de assessores do prefeito – nenhum especial, todos no mesmo nível, a maioria batendo cabeças pelos corredores da “viúva” já foram preenchidos, trazendo três novidades: foram nomeados os ex-vereadores Genésio Serafim, Fábio Lucena e Nilton Vieira, este da “egrégia câmara da década de 70”. Continuaram Eduardo Teles que agora vai mostrar lealdade ao novo inquilino da Prefeitura e Jorge Cazumbá, tido como um nome indispensável na parte burocrática do gabinete.

O CLUBE DOS VELHINHOS
Os “Assessores do Prefeito” foram criados pelo prefeito João Durval, que tendo assumido a prefeitura pela segunda vez, em 1993, mexeu na estrutura administrativa, triplicando os cargos existentes. Já o saudoso prefeito José Falcão na sua ultima gestão, em 1997, nomeou para os aludidos cargos companheiros leais de longas batalhas, como Antonio Alves Barreto, Dorivaldo Dorea e Bandeira de Melo. Por serem todos octogenários, o filosofo Adolfo de Xepa batizou de “Clube dos Velhinhos” a ante sala onde eles ficavam contando estórias...

ALGUNS REBAIXAMENTOS

Poderoso secretário de Agricultura, um dos poucos a participar dos dois governos ontem encerrados, Mário Borges, “carne e unha” com o ex não conseguiu ser eleito vereador nem emplacar uma secretaria como aconteceu com outros. Vai se contentar com o segundo escalão, seguindo os exemplos de Antonio Joel e Aristóteles Rios, também do grupo conhecido como “menina dos olhos” do ex.

NO FUTEBOL E NA POLITICA
Para alguns observadores o primeiro lote de nomeações no segundo escalão lembrou o tempo do cartola Francisco Horta, do Fluminense, que criou o chamado “troca-troca” de jogadores entre os clubes, mas mantendo todos no mesmo campeonato. Assim Machadão deixou os machadinhos do transito pelos velhinhos da previdência, enquanto José Marcone de novo derrotado para vereador se desliga dos velhinhos e passa a conviver com os machadinhos. Já o Magno Felzemburg que gostava de fazer festa para os velhinhos (também esteve na previdência) vai novamente para o Procon ...

Nenhum comentário: