sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Deputados visitam Artártida para conhecer pesquisas na região


Em janeiro do ano passado, o deputado Colbert Martins e um grupo parlamentar que visitou a Antártida ficou retido por alguns dias por causa do mau tempo na região. Agora, um grupo de 12 deputados embarcou com o mesmo destino, em viagem que segue até domingo (18), para conhecer as pesquisas desenvolvidas pelo Brasil no continente gelado e a estrutura da Estação Antártica Comandante Ferraz. O convite para a visita foi feito pela Marinha, uma das instituições que desenvolvem o Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Um dos objetivos do convite é mostrar aos deputados a importância de haver apoio logístico à estação brasileira e às pesquisas desenvolvidas, que tratam de temas como meteorologia, derretimento das geleiras, mudanças ambientais e correntes marinhas. O financiamento das atividades na Antártida costuma ser contemplado em emendas parlamentares ao Orçamento da União.

Para o Orçamento de 2009, a Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro garantiu R$ 19 milhões em emendas para serem investidos na logística e no fomento à pesquisa na região. A frente foi formada em 2007 e, atualmente, é formada por 121 deputados e 56 senadores. O presidente é o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e a vice é a deputada Maria Helena (PSB-RR).

A infra-estrutura da estação brasileira na Antártida é de responsabilidade da Marinha, enquanto os trabalhos científicos são coordenados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério do Meio Ambiente. As pesquisas brasileiras no continente evoluíram para uma nova etapa em novembro último, quando pesquisadores do Proantar iniciaram a primeira expedição científica nacional ao interior da Antártida.

Delegação parlamentar
A delegação que está em trânsito para a Antártida é formada pelos deputados: Bernardo Ariston (PMDB-RJ), Bruno Araújo (PSDB-PE), Celso Russomanno (PP-SP), Ciro Pedrosa (PV-MG), Duarte Nogueira (PSDB-SP), Eduardo Amorim (PSC-SE), Gustavo Fruet (PSDB-PR), José Rocha (DEM-BA), Julio Semeghini (PSDB-SP), Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), Marcos Montes (DEM-MG) e Raul Henry (PMDB-PE).

Nenhum comentário: