segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Proposta prevê incentivos para pecuária intensiva



O Deputado Colbert Martins, como membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, analisará o Projeto de Lei 4362/08, do Senado, que permite a concessão de incentivos especiais pelo poder público aos produtores rurais que trocarem a pecuária extensiva pela intensiva e estimularem o sistema orgânico de produção. Pela proposta, a substituição de sistemas também será um dos objetivos do crédito rural.

A pecuária extensiva utiliza grandes áreas de terra, com rebanho solto. De acordo com o autor do projeto, senador João Tenório (PSDB-AL), esse sistema tem baixa produtividade devido à menor concentração de animais no terreno e à maior dificuldade de controle sobre a qualidade da alimentação dos rebanhos. Nessa modalidade, são cerca de 2 hectares por cada cabeça de gado.

Já o sistema intensivo usa pastagens plantadas e adubadas. O terreno é subdividido em piquetes, o que permite até dez animais por hectare, além de abrir espaço para outras culturas.

Tenório argumenta que o País tem assistido ao aumento de áreas cultivadas para a produção de biocombustíveis e que a pecuária tem sido empurrada para áreas ainda não ocupadas. Ele afirma que a troca permitirá que o produtor libere área para cultivo.

O projeto que tramita na Câmara Federal altera a Lei Agrícola (8.171/91).

Íntegra da proposta:- PL-4362/2008

Nenhum comentário: