sexta-feira, 3 de julho de 2009

Amélia Rodrigues ganha terceiro Centro Digital de Cidadania

Ato contou com a presença do deputado Colbert Martins depois de ter participado, em Salvador, do 2 de Julho

Os moradores de Amélia Rodrigues, município próximo a Feira de Santana, tiveram mais um motivo para comemorar o 2 de Julho. Foi inaugurado o terceiro Centro Digital de Cidadania (CDC). A unidade funciona com dez computadores, uma impressora e internet banda larga, na Loja Maçônica Luz do Recôncavo.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Ildes Ferreira, que também esteve no cortejo do 2 de julho ao lado do governador Jaques Wagner, foi à entrega da unidade do Programa Cidadania Digital. “Estamos empenhados em tornar cada vez mais baianos incluídos digitalmente. Hoje, usar computadores é tão importante quanto saber ler e escrever. E num dia como hoje, em que comemoramos nossa independência, é emblemático inaugurarmos um instrumento de desenvolvimento social”, destaca Ferreira.

Autor de emendas que contribuíram para implantação de mais de 300 CDCs, o deputado federal Colbert Martins também esteve em Amélia Rodrigues. A importância do fortalecimento do entorno de Feira de Santana foi lembrada pelo parlamentar. “Os Centros Digitais de Cidadania são fundamentais para atividades de lazer e sociabilização, mas é como ferramenta de educação que eles realmente contribuem para o crescimento das pessoas”, avalia o deputado.

Outros doze centros estão previstos para serem inaugurados nos próximos dias em Salvador e no interior do Estado. Na próxima quart-afeira (dia 8), o governador Jaques Wagner inaugura o CDC de Lagoa da Madalena, na zona rural de Irará. No dia seguinte serão inaugurados os CDCs na Fundação Aja Gunã, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana do Salvador e no 44ª Batalhão da Polícia Militar em Medeiros Neto, no extremo-sul do Estado. Salvador deverá ganhar mais um Centro no dia 10, instalado na Câmara de Vereadores.

Além disso, estão sendo agendadas as datas de inauguração dos seguintes CDCS: Prefeitura de Gavião, Creche Maria Luisa e Povoado de Palmerinha, em Aiquara, Escola Manoel Augusto Dourado, no distrito de Belo Campo, em Lapão, Escola Estadual Antônio carlos Magalhães, em Salvador, e, também na capital, os CDCs do Centro Educacional Especial da Bahia (CEEBA), do Centro de Esportes, Arte e Cultura César Borges e da Escola Estadual Dinah Gonçalves.

Através do Programa Cidadania Digital, coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Governo do Estado pretende tirar a Bahia do incômodo 20º lugar em exclusão digital entre os Estados brasileiros. A importância do Programa é reconhecida nacionalmente. Em 2008, ele foi contemplado com o Prêmio A Rede como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil. Foi o segundo prêmio de relevância nacional conquistado pelo Cidadania Digital, em dois anos. Em 2007, o programa venceu o Top Social, considerado um dos mais importantes prêmios de responsabilidade social do Norte e Nordeste.

O programa possui uma rede de mais de 700 Centros Digitais de Cidadania, presentes em mais de 400 municípios da Bahia, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afro-descendentes e indígenas. Cada CDC é equipado com dez computadores, impressora e internet banda larga.
Fonte:Ascom Secti

Nenhum comentário: