sexta-feira, 31 de julho de 2009

Acessibilidade: CEAF não possui rampas ou elevadores para acesso aos andares superiores

O Centro de Atendimento ao Feirense – CEAF, fere a Lei 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, segundo o cadeirante Carlos Lacerda. Em visita ao local nessa quinta (30), Lacerda constata diversas irregularidades e obstáculos que diretamente impedem o acesso de deficientes como ele, ao uso dos serviços ali ofertados.

O prédio composto pelo térreo e mais dois pavimentos, centraliza cerca de vinte setores considerados essenciais, porém não possui elevadores nem rampas de acesso aos andares superiores, restringindo aos deficientes ao uso tão somente dos serviços ofertados por sete instituições espalhadas pelo térreo.

Outros obstáculos
Fundamentado no Artigo 11 da mencionada Lei, que diz: “A construção, ampliação ou reforma de edifícios públicos ou privados destinados ao uso coletivo deverão ser executadas de modos que seja ou se tornem acessíveis às pessoas de deficiência ou com mobilidade reduzida”, Lacerda aponta ainda outras irregularidades encontradas no local.

O único sanitário para deficientes encontra-se fechado
O único sanitário adaptado para deficientes que existe em todo o prédio encontrava-se fechado e com a maçaneta quebrada. “Um funcionário me falou que a pessoa responsável já teria ido para casa e levado a chave. Outro me disse que é porque o sanitário está em manutenção. Estou há mais de uma hora querendo usar e não posso. Aqui é a mesma coisa de não ter sanitário adaptado” diz indignado.

Lacerda ainda constata que nenhum dos atendentes do CEAF, segundo eles próprios, estão capacitados ou possuem noções básicas da Língua Brasileira de Sinais-Libras para atendimento ao deficiente auditivo. “A presença de profissionais intérpretes é assegurada por Lei Federal 10436/02 nas instituições da administração pública direta e indireta”, ressalta o cadeirante.

O coordenador do CEAF, Cadmiel Mascarenhas foi procurado no local para dar seu parecer sobre o assunto, mas segundo informações, teria se ausentado para participar de uma comissão de licitação.

O CEAF
Localizado à rua Barão de Cotegipe, em Feira de Santana, o CEAF foi inaugurado a 16 junho de 2003 na gestão do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, em evento que contou com a presença do então senador Antonio Carlos Magalhães. Além da Sala de Imprensa Arnold Ferreira da Silva inaugurada no último dia 24 pela Secretaria de Comunicação municipal, o CEAF conta com várias instituições como o Procon, Cerest, Vigilância Sanitária, Banco Itaú, atendimento da Secretaria da Fazenda e muitos outros.
Fonte:Blog Esteves por Aí...

Nenhum comentário: