segunda-feira, 6 de julho de 2009

Lula: Brasil pode discutir "em condições de igualdade" com países ricos

Dias antes da reunião do G8 na Itália, marcada para a próxima quarta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (6) que “está vendo pouca coisa acontecer por parte dos países ricos”. O grupo reúne os sete países mais desenvolvidos do mundo e a Rússia. “É preciso cobrar o que decidimos que o FMI [Fundo Monetário Internacional] e o Banco Mundial iriam fazer”, acrescentou o presidente, que está na França.

No programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lula afirmou que espera avanços dos países ricos e reiterou que o “grande fórum de discussões das questões econômicas” deveria ser o G20, grupo que reúne as economias desenvolvidas e emergentes, que tem reunião marcada para setembro.

Dentre os temas que devem entrar em pauta no G8, o presidente destacou a segurança alimentar e lembrou que, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o número de pessoas que passa fome no mundo deve passar de 1 bilhão este ano. Para ele, o Brasil tem “uma lição a dar” e “experiência” por meio de programas como o Mais Alimentos.

“Vamos chegar [à reunião do G8] em uma posição confortável de discutir, em condições de igualdade, com os países ricos do mundo. A verdade é que a situação está tão complicada que hoje é muito difícil os países ricos tomarem uma posição que não leve em conta o chamado Bric [grupo que reúne o Brasil, a Rússia, a Índia e a China]”, disse.
Nicolas Sarkozy.
Fonte:JM

Nenhum comentário: